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terça-feira, 26 de julho de 2011

MARCAS FAMOSAS E SUAS ORIGENS


Rolex:
Em 1905, depois de estágios em relojoarias da Suíça, o alemão Hans Wilsdorf fundou com seu cunhado a Wilsdorf & Davis.
Sediada em Londres, a empresa montava e distribuía relógios com mecanismos suíços.
Menos de um ano depois, a Wilsdorf & Davis passou a produzir relógios de pulso.
Em 1908, Wilsdorf batizou os seus relógios de Rolex, nome facilmente pronunciável em todas as línguas européias.
 Somente em 1925, depois de uma grande campanha publicitária, ele lançou a "coroinha", logotipo do Rolex.
O Rolex Datejust, de 1945, foi o primeiro relógio de pulso a exibir datas no mostrador.



Singer:


O americano Isaac Merritt Singer entrou para a história em Boston no ano de 1852: foi o primeiro a produzir e comercializar uma máquina de costura de uso doméstico.
Ao observar algumas máquinas em ação, Singer propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos).
A grande vantagem da máquina de Singer era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha reta.




Parker:
George Parker, jovem professor de telegrafia de Wisconsin, EUA, criou um novo modelo de caneta em 1888.
A revolucionária Parker 51, com a pena embutida, que fazia a tinta secar no instante em que tocava o papel.
Durante 1940, a Parker americana decidiu testá-la no mercado brasileiro antes de soltá-la para o resto do mundo.
Cinco anos depois, seria com uma delas que o general Eisenhower assinaria a aceitação da rendição alemã na Segunda Guerra Mundial.



Parmalat:
O italiano Calisto Tanzi tinha 21 anos quando o seu pai morreu e ele foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio.
Até que resolveu inovar e investir no leite.
Criou a marca Parmalat em 1962: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano).




Pepsi:
O americano Caleb Bradham, farmacêutico de New Bern, na Carolina do Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink. Segundo o inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão.
O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola).
Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só registrou a marca em 1902.



Pizza Hut:
A cadeia americana foi criada pelos irmãos Dan e Frank Carney, no Kansas, em 1958.
A primeira loja parecia uma cabana - ou, em bom inglês, hut.
Grande parte dos restaurantes segue o padrão do telhado vermelho, o símbolo da empresa que faz lembrar a cabana dos velhos tempos.
A Pepsi comprou o negócio em 1978.





Playmobil:
Hans Beck, chefe de criação da Geobra-Brandstatter, da Alemanha, recebeu em 1970 a missão de criar um brinquedo totalmente inovador.
Depois de 4 anos de investigação, apresentou os pequenos personagens da família Playmobil, produzidos num plástico bastante resistente, que transformaram a empresa no maior fabricante de brinquedos do país.




Ray-Ban:
Conta-se que os óculos escuros foram inventados pelos chineses no século XIII.
A Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana, foi fundada em 1850 por dois amigos, J.J. Bausch e H. Lomb.
Em 1920, a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade.
Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos com lentes verdes, que refletiam os raios solares.
Somente em 1936 a novidade foi batizada de Ray-Ban e começou a ser vendida ao grande público




Relógios Swatch:
Os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke, diretor-gerente da companhia de relógios ETA, na Suíça, para apresentar o primeiro protótipo de um relógio de plástico.
Era 1 de julho de 1980.
Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma séria crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a preços baixos.
Em 1 de março de 1983, o Swatch (abreviatura de Swiss watch, relógio suíço) foi lançado.
Era um relógio de alta precisão e qualidade, à prova de água e choque, por um preço bastante acessível


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Kleenex:
Quando houve falta de algodão no mercado, em 1914, a Kimberly-Clark, fabricante de papel, criou um substituto macio e absorvente: o cellucotton.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi bastante usado como filtro para máscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados Unidos e da Europa.
Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clark procurou novas maneiras de vender a sua criação.
Em 1929, lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up (ao puxar uma folha, parte da próxima sai da caixa).
Uma pesquisa indicou que, em vez de usarem os lenços para remover cremes e maquiagem, as pessoas usavam-nos como lenço de nariz.
 A publicidade do Kleenex foi mudada e o seu slogan dizia:
"Não ponha um resfriado no seu bolso".



Kodak:
O americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou o mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata.
Ela foi batizada de kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado em qualquer língua.
Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até ao local em que a havia comprado para que ele fosse retirado.
As fotos eram reveladas e entregues em 10 dias.
Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas kodak foram vendidas no primeiro ano.



Lacoste:
Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.
Ele usou a figura de um crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo.
O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos.
Dois anos depois, ele abandonou os courts por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.



Lego:
O carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou a fabricar, em 1932, carrinhos de madeira artesanais para o seu filho, Godtfred. Depois passou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico para encaixar.
A palavra Lego vem da expressão leg godt, que significa "bem jogado".



Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans.
Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis colocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam.
Levou a bem-sucedida idéia para Levi e tornaram-se sócios.
O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.



Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Então as autoridades brasileiras sugeriram que a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um café solúvel.
As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grande mérito foi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma do café.
A produção de Nescafé foi iniciada em 1939.


Ovomaltine:
O químico suíço Georges Wander pesquisava de um complemento alimentar nutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada.
A sua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as pesquisas.
Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais.
Dois anos depois, começou a produzi-lo na cidade de Berna.




Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação da revista Children's Activities.
Ele acreditava que havia mercado para uma revista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram sobre caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam os assunto que mais preocupava os homens: mulheres.
 Playboy, nome de uma fábrica de carros falida.
E Hefner encomendou ao desenhista Arthur Paul uma nova mascote.
O coelho foi adaptado e hoje é uma marca mundialmente conhecida. Em outubro de 1953, dos 69.500 exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.


Danone:
Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento.
Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito.
O negócio prosperou por Espanha e, em 1932, Daniel Carasso montou uma fábrica em França.
Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos.
Lá fundou a Dannon Companny. Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à Europa, em 1952, reassumiu o controle.




Farinha Láctea Nestlé:
Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça, descobriu um mercado emergente: o dos alimentos infantis. Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite: a Farinha Láctea Nestlé.
O nome Nestlé, em alemão, significa "pequeno ninho".
E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o carinho da mãe com os filhos.
A Nestlé, é a maior indústria alimentícia do mundo.



Com a ajuda do mecânico William Nickerson, resolveram os problemas técnicos.
Assim surgiu a Gillette Safety Company, em 28 de setembro de 1901.
A produção começou em 1903 e no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas.
Os negócios dispararam em 1905. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo americano encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para os seus soldados. Nessa época, a empresa já vendia 1 milhão de aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano. A Gillette lançou o conceito de 2 lâminas paralelas



Jacuzzi:
A Jacuzzi foi fundada no início do século XX por 7 irmãos, imigrantes italianos que se instalaram nos Estados Unidos.
A empresa era bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para agricultura.
 Em 1956, uma pessoa da família precisou de um tratamento de hidroterapia.
Os engenheiros da Jacuzzi adaptaram uma dessas bombas para ser usada numa banheira.
E Roy Jacuzzi viu aí um bom negócio e colocou as banheiras de hidromassagem no mercado em 1968


Caneta Bic:
Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas.
As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto.
Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje.
Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.



Canivete Suíço:
Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884.
Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891.
Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria.
Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas:
abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.
O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas.
Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.












Creme Nívea:
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele.
O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. "Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela.
A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada.
A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.


Alka-Seltzer:
No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum funcionário havia faltado por causa da gripe que estava contagiando todos.
Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda caustica.
Beardsley pediu aos seus químicos para testarem a fórmula. O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anos depois.




Aspirina:
É da casca do salgueiro que vem o princípio ativo da aspirina.
A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaléia na Mesopotâmia, 3 mil anos a.C.
No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897.
O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetil salisílico para aliviar as dores reumáticas do seu pai.
O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido epírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetil salisílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.




Chanel Nº5:
A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo.
O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias.
O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921.
Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso.
Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: "Apenas algumas gotas de Chanel nº 5".

Cotonetes:
A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921.
No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios.
Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil.
Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.


Rolls-Royce:
Rolls-Royce, o carro mais cobiçado do mundo, surgiu da união entre o mecânico Henry Royce e o aristocrata Charles Stewart Roll, vendedor de automóveis.
Henry projetou um carro revolucionário e convenceu Charles a conhecê-lo.
Era maio de 1904. Na oficina de Henry, Charles não gostou do motor de 2 cilindros até perceber que o carro era silencioso.
Depois de um passeio, Charles fez a proposta: criaram a Rolls-Royce, assegurando o direito de exclusividade na venda de toda a produção. A parceria durou 6 anos.
Charles morreu num acidente de avião em 1910. Depois da morte de Henry, em 1933, a plaqueta com as letras RR que identifica a marca passou a ter fundo preto, em vez do vermelho original.
A estatueta A Dama Voadora, que fica na frente do carro, foi criada em 1910 pelo escultor inglês Charles Sykes





A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos.
Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto.
Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel.
Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades.
Se todas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra.
A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namorado de Barbie, de 1961, também foi inspirado no filho do casal.

Kellogg's:
Em 1860, os Adventistas do Sétimo Dia que foram para Battle Creek, Michigan, formaram uma comunidade que ficou famosa pelo seu estilo de vida e alimentação saudável.
O adventista John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, voltou a Battle Creek e tornou-se diretor do centro de saúde.
Percebeu, então, que as refeições vegetarianas eram muitos leves e os pacientes partiam após curta estadia.
 Kellogg e o seu irmão, Will Keith, começaram
a criar novas e saborosas formas de alimentos.
Preparavam no vapor e na pressão vários tipos de grãos e, assim, criaram uma variado menu vegetariano.
No entanto, ainda faltava um pão de grãos integrais com pouco amido. Após muitas experiências, chegaram acidentalmente aos flocos de trigo.
Depois surgiram os flocos de arroz e os de milho (corn flakes).
O tigre Tony, símbolo dos Kellogg's, foi criado em 1952 pela agência de publicidade americana Leo Burnett.